• Carlos Sampaio PNL

Uma boa sessão de coaching


Uma boa sessão de coaching é aquela em que o coach e o coachee conseguem estabelecer uma conexão, confiança e vínculos, em um ambiente seguro para o coachee. Nesse sentido manter o rapport todo o tempo é fundamental.

Se não existem objetivos acordados, uma boa sessão de coaching deve ser capaz de eliciar os objetivos do coachee, pois o coaching é a arte de fazer acordos.

Se não é a primeira sessão, é interessante perguntar o que aconteceu desde a última sessão que o coachee queira compartilhar. Utilizar a técnica Shazan pode ser muito útil nesse sentido.

Na mesma linha, se já foram acertados objetivos e acertadas tarefas é preciso fazer um balanço dos avanços e do que não está progredindo, buscando, a partir das causas, novos cursos de ação. Assim, em uma boa sessão de coaching o coach deve conduzir o coachee a uma reflexão e aprendizagem sobre o andamento em relação aos objetivos e sobre algum ponto relevante para a realização desses objetivos

Como a sessão deve ser planejada, o coach apresenta a proposta ou o tema da sessão. Observa-se que, embora o ideal é que a sessão seja planejada, um acontecimento inesperado e impactante pode demandar que os esforços daquela sessão sejam direcionados para equacionar o problema.

Uma vez escolhido o tema, identifica-se o estado desejado para aquele tema e procura-se acordar com o coachee tarefas que conduzam àquele estado desejado.

Muito importante também dedicar um momento da sessão para refletir sobre os aprendizados da sessão, pois o processo de coaching é um processo de crescimento pessoal, que se dá por meio de aprendizagens.

Toda sessão deve ter um momento de recapitulação e de conclusão, ou síntese da sessão, extraindo-se o mais importante em uma percepção compartilhada coach e coachee.

Por último o momento de desconexão marca o fim da sessão e prepara o terreno para a próxima sessão, seja em termos de marcação da sessão ou de reafirmação da confiança entre o coaching e o coachee.

#coach #Coaching #sessãodecoaching

3 visualizações

©2019 by Carlos Sampaio. Proudly created with Wix.com