• Carlos Sampaio PNL

Como tratar a Depressão


Como Tratar a Depressão Não existe uma receita pronta para tratar a depressão pois cada ser humano tem suas particularidades e as estórias de vida são diferentes. Entretanto há alguns caminhos importantes que podem ser seguidos. Em primeiro lugar é preciso realizar um check up para ter certeza que os níveis hormonais não estão alterados, o que poderia causar um quadro semelhante à depressão. Descartada essa hipótese é interessante combinar algumas ou todas as abordagens abaixo.

Medicamentos Às vezes eles são necessários, principalmente quando a pessoa não tem ânimo para nada ou há risco de vida, pois eles têm ação rápida (em geral 15 dias). A questão é acertar o medicamento, pois não se sabe a priori que remédio vai se adequar mais ao paciente em termos de resultados máximos e efeitos colaterais mínimos.

Terapia É essencial isoladamente ou combinada com os medicamentos, pois ela reeduca as emoções do paciente, possibilitando em muitos casos que o paciente deixe de depender da medicação. Um bom terapeuta “limpa” o passado do paciente, ressignificando eventos traumáticos, fazendo que a pessoa perdoe a si mesma e aos outros e se livre de todas as mágoas e ressentimentos que estão envolvidos no quadro depressivo, aumentando as habilidades dos pacientes em lidar com quaisquer experiências que surjam no curso da vida, fazendo interpretações positivas para a qualidade de vida

Exercícios Físicos Em muitos casos fazem tanto efeito quanto os medicamentos, elevando a autoestima e melhorando o humor, os padrões de sono e a capacidade de lidar com o estresse e a ansiedade.

Alimentação Considerando que a maior parte da serotonina (neurotransmissor muito importante para o bem-estar) é produzida no intestino, uma alimentação apropriada é um fator importante para o tratamento da depressão. É indicado consumir alimentos que contenham Ômega 3 (óleo de linhaça, peixes magros, principalmente a sardinha), Triptofano (Biomassa de banana verde), Complexo B (Espinafre, melancia), Vitamina C (Limão), Vitamina D (Sardinha), Zinco, Magnésio e Selênio (Castanha do Pará) e evitar frituras, álcool, carboidratos, açúcar, carne vermelha e alimentos industrializados.

Meditação Há hoje uma abundância de estudos que comprovam a eficácia da meditação para combater a depressão e a ansiedade (que quase sempre está junto com depressão). Se não gostar de meditação, Yoga ou Tai chi chuan, têm ótimos resultados também.

Ter um hobby, preferencialmente em grupo Também há vários estudos demonstrando que o contato social e atividades prazerosas são importantes para combater a depressão. Se forem combinados é melhor ainda.

As abordagens acima não esgotam as possibilidades de tratamento mas são as mais conhecidas.

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