Our Recent Posts

Archive

Tags

Nenhum tag.

Hipnose aplicada ao Esporte


No mundo do esporte a preparação do corpo do atleta evoluiu bastante, em termos de técnicas de condicionamento físico, alimentação e fisioterapia. Seja nos esportes individuais ou de equipe o cuidado com esses fatores é tratado com bastante importância. Um elemento que também evoluiu e, às vezes, no Brasil, é deixado de lado é justamente a preparação da mente do atleta. O objetivo desse texto é chamar a atenção para esse fator, que pode fazer toda a diferença em termos de resultados.

Em primeiro lugar, se o estado mental do atleta não está bom ele não consegue se concentrar nos treinos e o seu rendimento acaba caindo. Problemas familiares, hábitos indesejados, acontecimentos traumáticos, doenças psíquicas podem determinar o fim de carreiras esportivas promissoras. Em todos esses casos, a hipnose clínica associada à Psicologia ou à Programação Neurolinguística podem efetivamente ajudar os atletas a amenizarem suas dores da alma e resolverem seus problemas.

O essencial para que um atleta ou uma equipe tenha sucesso é se manter focado e motivado. A hipnose pode ser utilizada individual ou coletivamente para ajudar a manter esses dois estados durante as competições. Em alguns casos a hipnose pode ser alternada com a prática da meditação, que também ajuda a aumentar o poder de foco da mente.

A hipnose potencializa o poder imagético da mente, ou seja, de imaginar situações. Atletas olímpicos usam ensaios mentais para melhorar a precisão de movimentos a partir de um maior controle da mente sobre o corpo por intermédio da pré-visualização dos referidos movimentos. Durante o estado hipnótico não só a consciência sobre o corpo é aumentada, mas também é possível usar o fenômeno de distorção do tempo para executar movimentos em “câmera lenta”.

Como o estado de transe hipnótico é o contrário do estado de ansiedade, a hipnose pode também ser usada para combater a ansiedade pré-competições, assim como os problemas relacionados ao sono. Se o atleta não tem um regime de sono adequado fatalmente não atingirá seu máximo desempenho.

Há muito tempo a hipnose é utilizada com sucesso para controle de dores agudas ou tratamento de dores crônicas. Como a dor é uma constante no esporte de alto rendimento, os atletas podem ser tratados por médicos especialistas em dor, fisioterapeutas e, de forma coadjuvante, por hipnólogos especialistas em modulação da dor.

Em países como Rússia, EUA e China, grandes potências do esporte mundial, essas técnicas já são utilizadas a muito mais tempo. Para citar alguns exemplos o Seattle Seahawks, usou meditação, hipnose e ensaios mentais para vencer o Super Bowl XLVIII. A equipe de baseball Chicago White Sox contratou um profissional de hipnose e ganhou os playoffs ainda nos anos 80. Arthur Zanetti, ginasta olímpico, medalhista de ouro em Londes 2012 e prata no Rio 2016, também usa hipnose no seu treinamento.

Assim, quando duas equipes ou atletas tem recursos e habilidades semelhantes, a diferença que levará à vitória pode ser o estado mental. Com tantos usos e benefícios da hiponse, negligenciar essa importante ferramenta como parte da preparação da mente pode custar caro no mundo do esporte.

#hipnose #esporte #preparaçãodeatletas

©2019 by Carlos Sampaio. Proudly created with Wix.com