Our Recent Posts

Archive

Tags

Nenhum tag.

O que é Life Coaching?


O Coaching Pessoal ou Life Coaching é um ramo do coaching que tem como objetivo promover o desenvolvimento pessoal do indivíduo através de objetivos e metas eficientes, foco, planejamento, transformação e evolução, superação e excelência. Possibilita que o cliente aumente seus níveis de felicidade, descubra ou formule o seu propósito de vida, pois sem ter um propósito de vida ou quando se ignora o propósito de vida e segue-se em outra direção a vida da pessoa parece “estacionar” e a apatia ou a confusão tomam conta.

Trabalhar como Life Coach é primeiro ajudar o cliente a tomar consciência do seu estado em relação a todos os setores da sua vida: saúde e disposição, desenvolvimento intelectual, equilíbrio emocional, realização e propósito, recursos financeiros, contribuição social, família, relacionamento amoroso, vida social, hobbies e diversão, felicidade e espiritualidade. Em seguida é proporcionar uma jornada que possibilite-o equilibrar todos esses setores. Com um ou mais desses setores desequilibrados os outros setores acabam por não se desenvolverem ou até mesmo regridem. Então a busca pelo equilíbrio é fundamental para que o coachee aumente desenvolva todas as suas potencialidades, alinhe seus valores à realização do seu propósito e aumente seu nível de felicidade.

Um ponto fundamental é que o Coaching de vida proporciona justamente aos clientes um maior controle sobre as suas próprias vidas, na medida em que são desenvolvidas potencialidades que possibilitam esse controle e são implementadas mudanças que o próprio cliente propõe e se empenha em atingir. Ora, o que pode ser mais significativo do que trabalhar para que o seu cliente consiga retomar ou assumir o controle da sua própria vida?

No Life Coaching ajuda-se o cliente a desenvolver formas de lidar melhor com os problemas, pois ninguém está livre de problemas e eles precisam ser resolvidos. O coach pode ajudar o coachee a encarar os problemas de outras perspectivas que diminuam a carga emocional na sua resolução tornando o processo muito mais fácil.

O processo contribui, assim, para que os indivíduos desenvolvam suas habilidades e concretizem objetivos, na medida em que supera os seus obstáculos e limitações.

O Life Coach também pode auxiliar na construção de um novo rumo, uma nova trajetória, em que o coachee assuma a responsabilidade pela busca dos seus resultados. Assistir a ampliação das capacidades pessoais de um cliente é motivador.Muitas pessoas não conseguem sair do lugar e ficam patinando na vida pois não aprenderam, em primeiro lugar a identificar de forma positiva os seus objetivos. Em vez disso ficam remoendo problemas sem conseguir gerar opções para resolverem-nos.

Ajudar na formulação, pelo coachee, de objetivos de forma positiva faz com que o foco do pensar e do agir mude de fuga da dor para a busca do prazer, não só na realização do objetivo, mas em todos os aspectos da sua vida.

Ao formular objetivos de curto, de médio e de longo prazo, o coachee passa a ter um plano para a sua vida, para vive-la de uma forma mais positiva. O desenvolvimento desse plano de ação é um aprendizado que aumenta a capacidade do coachee em planejar outras coisas que possam surgir ao longo da jornada, mesmo quando o processo de coaching tenha terminado.

Alguns desses objetivos planejados exigirão coragem para ultrapassar os limites e obstáculos que impedem a realização desses objetivos. Passar confiança e fazer com o coachee supere os seus limites, faça coisas que antes pensava que não poderia ou conseguiria fazer também é gratificante. É um processo de fortalecimento, em que você como coach, não só testemunha, como participa, vibrando junto com o coachee a cada novo progresso, a cada nova realização.

O Life Coach trabalha também crenças, especificamente ajudando o coachee a vencer as suas crenças limitantes, crenças que as vezes acompanharam a pessoa por uma vida e impediram, até ali, o pleno desenvolvimento de todo o seu potencial.

Da mesma forma, fazer emergir os valores que regem a vida da pessoa é desafiador, na medida em que muitas vezes não temos consciência deles. Isso faz parte de um processo de autoconhecimento do coachee, não só dos seus valores, mas de como ele funciona no mundo.

O Life Coach proporciona o aumento da autoestima e da autoconfiança dos coachees, assim como do impacto que esses predicados proporcionarão nas vidas deles e das pessoas a eles relacionadas.

Finalmente o Life Coach ajuda a mudar a vida das pessoas, a honrar o seu passado, a sua estória e a construírem um futuro melhor para elas e para as pessoas que são importantes para elas.

#Coaching #LifeCoaching

©2019 by Carlos Sampaio. Proudly created with Wix.com