Our Recent Posts

Archive

Tags

Nenhum tag.

O que é Coaching?


A própria palavra coach, que significa carruagem coberta que transporta pessoas de um lugar para outro, é muito significativa para conceituar coaching.

Coaching é ao mesmo tempo um método, um conjunto de ferramentas, uma arte e uma ciência, voltados para aumento de performance (na realização de objetivos), seja no campo pessoal ou no campo profissional.

Para conceituar exatamente o que é coaching é preciso esclarecer algumas confusões. Coaching não é aconselhamento, que se baseia no conhecimento e respeitabilidade de um conselheiro que dá conselhos. Coaching também não é consultoria, que fornece informações especializadas para diagnosticar e encontrar saídas para problemas organizacionais. Outra confusão muito comum é coaching com Mentoring, sendo que o último é alguém com competência para transferir conhecimento e habilidades para um profissional mais novo, em um contexto organizacional. Finalmente, coaching não é terapia, pois está voltado para objetivos no presente e no futuro, enquanto que a terapia trabalha problemas do passado.

O mecanismo básico do coaching é o de identificar o estado atual do coachee, assim como o estado desejado e ajuda-lo a traçar um caminho para chegar nesse estado desejado, acompanhando essa evolução ao longo do processo. É uma parceria que desenvolve o potencial que já existe no coachee, inspira e maximiza o seu desempenho.

O coaching se desenvolve basicamente por meio de perguntas que o coach faz ao coachee, nunca dizendo o que o coachee tem de fazer. Essas perguntas tem o poder de revelar novas possibilidades para o coachee que vão aparecendo ao longo das sessões.

A estratégia para chegar ao estado desejado é construída por meio de acordos de tarefas e metas. O progresso na execução dessas tarefas proporciona um aprendizado valioso do coachee sobre si mesmo.

Existem duas vertentes principais do coaching, o Coaching de Vida ou Life Coaching, que trata dos aspectos da vida da pessoa em busca de soluções que equilibrem todos os aspectos que compõe a vida da pessoa, como trabalho, família, relacionamentos, saúde, entre outros e o Coaching Executivo ou Executive Coaching ou Business Coaching que trata do desenvolvimento das potencialidades profissionais da pessoa para o sucesso e realização pessoal.

Tanto para diagnosticar o estado desejado, que revela os desequilíbrios que poderão ser trabalhados, quanto para estabelecer os objetivos, metas e tarefas o coach utiliza um conjunto de ferramentas e técnicas que propiciam os melhores resultados.

Como resultados ou benefícios do processo de coaching de vida podem ser citados o aumento da felicidade, prosperidade, autoconhecimento, autoconfiança, autoestima, criatividade e melhoria da qualidade de vida, dos relacionamentos, da comunicação, das habilidades de planejamento, do uso do tempo, entre outros.

Já no coaching executivo, são observados resultados em termos de mudança comportamental, liderança, autoconhecimento, gestão de pessoas, gestão de negócios, comunicação, compartilhamento de conhecimentos, aprendizagem e feedback.

#Coaching #Brasília

©2019 by Carlos Sampaio. Proudly created with Wix.com